14
mar

Reformas: como se organizar?

Personalização é tudo. As pessoas estão valorizando cada vez mais ter experiências, materiais e serviços personalizados, como por exemplo em um atendimento em uma loja que tem seu histórico e já  sabe o que você gosta ou usar agendas customizadas com o nome, e até mesmo acessórios com o seu signo… Parece simples, mas é muito mais interessante lidar com algo que tenha a ver com seu estilo e preferências do que com serviços e materiais no formato padrão.

Personalizando o espaço

Com a casa não é diferente. Todo mundo quer um cantinho com a sua cara. Por isso, as reformas são uma opção para reorganizar o ambiente e deixá-lo de acordo com o que a pessoa realmente gosta e precisa. Mas, reformar não é uma tarefa fácil e exige três coisas fundamentais: planejamento, organização e paciência.

O planejamento é desde o lado financeiro até a elaboração de um cronograma, com as ações necessárias para cumprir a reforma (especialmente com a data desejada de início e fim). Então, decidiu que vai reformar? Comece a separar o valor que pretende e pode investir. É muito importante ter isso bem claro, pois é bem desgastante iniciar algo e adiar a conclusão por falta de recursos financeiros. Você pode se perguntar: Como vou saber quanto irei gastar na reforma? A resposta é o segundo item fundamental: organização.

A organização é necessária para nortear e concluir seus planos. Ela é aliada ao planejamento. Então, para entender melhor como será feita sua reforma, procure uma arquiteta e explique a ela o que deseja reformar. A partir disso, ela passará orientações fundamentais para a realização desse plano. Explicamos aqui qual a importância de envolver um arquiteto para construir ou reformar.

E por fim, é necessário paciência. O processo de reforma demanda uma série de ações, que na maioria das vezes são simples, mas também podem ser desgastantes, como lidar com poeira, barulhos de obra, imprevistos, entre outros. Mas é importante ter paciência para passar por todas as etapas e finalmente chegar à conclusão da obra tão desejada. Uma arquiteta auxilia a passar por esses caminhos e dúvidas, pois ela pode conduzir o “mão na massa” dos fornecedores e orientar sobre como economizar e realizar tudo com o melhor tempo e custo benefício.

Quando começar?

Se você tem um apartamento na planta ou não se mudou ainda, o ideal é começar a reforma antes de se mudar! Mas se você decidiu repaginar sua casa já morando, não tem problema, também é possível reformar assim.

Então personalize sua casa, com um projeto de arquiteto! Ou reforme alguns ambientes pontuais, como o quarto, a sala, a cozinha ou o banheiro. A experiência de viver em algo customizado, feito sob medida para você é única.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais? Envie uma mensagem aqui.

 

Texto: Kelly Versiani, publicitária e colaboradora do blog Amanda Nobre.

Imagens: Designed by Freepik