30
jan

3 dicas para levar o verde para dentro da sua casa

As plantas dão um toque especial para a casa, seja pela sua beleza, como parte da decoração, seja pela sua essência e objetivo para o ambiente onde ela estará, como purificar, perfumar… Cada vez mais as plantas extrapolam o jardim externo e vêm para dentro de casa, podendo estar nos quartos e banheiros, além da sala e cozinha.

São muitas espécies que podem deixar o espaço encantador, mas como escolher? Como saber qual é o tipo ideal para sua casa?

Confira abaixo três dicas rápidas e práticas para levar o verde para dentro da sua casa.

1) Verifique a iluminação do local

@freepik

As plantas precisam de água e luz para ficarem vistosas e saudáveis e cada espécie necessita de um cuidado especial. Então, antes de escolher a sua planta, verifique a iluminação natural, a luz solar, onde a planta ficará. Importante analisar se a luz é plena, meia sombra ou sombra total, pois cada espécie tem uma tolerância a essa incidência solar. (Vamos explicar os tipos de luz em outro post. Aguarde.)

2) Conheça o seu estilo

<a href="https://br.freepik.com/fotos-gratis/laptop-com-bloco-de-notas-no-cafe-na-mesa_3479949.htm">Designed by Freepik</a>
@freepik

As plantas demandam um mínimo de cuidado e atenção. Sendo assim, é importante identificar o seu estilo de vida, analisando o cotidiano e preferências. Deve-se avaliar o tempo que possui para cuidar das plantas de sua casa e, principalmente, entender se gosta de dedicar-se nesses cuidados. Muitas pessoas amam jardinagem e cultivos e, por isso, colocam a mão na massa com facilidade! Outras já admiram a beleza das plantas e flores, mas preferem algo mais prático para o dia a dia. Dessa forma, tem-se que escolher uma espécie e dar o devido tratamento e cuidados a ela.

3) Consulte um arquiteto paisagista

@freepik

Está com dúvidas ou dificuldades para escolher as plantas ideais? Procure um arquiteto paisagista, ele tem toda a formação necessária para prestar consultoria ou formatar um projeto adequado às suas necessidades. Cada ambiente precisa da espécie correta de planta e também demanda uma organização da estética, com a melhor composição visual. O arquiteto consegue ir além e fazer uma combinação ideal de plantas, visando o bom desenvolvimento de mais de uma espécie juntas. Algumas plantas não convivem bem, embora tenham característica similares.

Analise seu ambiente, pesquise as espécies e escolha a planta que fará o seu dia a dia ser mais alegre e energizante. Se tiver dúvidas ou quiser conhecer mais sobre paisagismo, entre em contato aqui.

 

 

Texto: Kelly Versiani, publicitária e colaboradora do blog Amanda Nobre.