Como funciona um projeto de arquitetura?
Todo mundo tem um sonho para tirar do papel em 2019. “Ano novo, vida nova!”, é o que dizem. E se o seu é lema para 2019 é “ano novo, casa nova” contratar um arquiteto pode ser o primeiro passo para começar a concretizá-lo.
Depois que você conhece todas as vantagens de se contratar um arquiteto, novas dúvidas surgem, especialmente sobre por onde começar e como é toda a jornada de um projeto.
Pensando nisso, resumimos aqui o processo de um projeto de arquitetura depois que você escolheu contratar um arquiteto:
1) Contato
Essa primeira etapa consiste em realizar uma reunião para que o arquiteto apresente todos os procedimentos para a execução de um projeto, de acordo com a demanda inicial solicitada pelo cliente. Após essa conversa, o arquiteto envia um briefing com o objetivo de reunir todas as informações e expectativas do cliente. A partir desse briefing uma proposta comercial é elaborada.
2) Anteprojeto
Após o cliente aprovar a proposta, o arquiteto faz toda a medição e levantamento fotográfico do local. Com isso, é desenvolvida uma solução de layout para apresentar ao cliente por meio de uma maquete eletrônica – 3D, a qual proporciona mais clareza e melhor visualização do projeto.
3) Projeto legal
Sendo necessário, o projeto passará por aprovação de órgãos responsáveis (prefeitura, bombeiro, vigilância sanitária, entre outros), cumprindo a demanda do órgão responsável para aprovação. Após a aprovação, é iniciado o processo de projeto executivo.
4) Projeto executivo
O projeto executivo contém as plantas com um nível de especificações maior, que são destinadas à execução da obra, tais como: projeto luminotécnico, elétrico, hidráulico, gesso, construção, demolição, marcenaria e detalhamentos de obra em geral. É uma etapa bem importante.
5) Acompanhamento
Um plano de acompanhamento personalizado para cada cliente é desenvolvido, com horários de atendimento flexíveis, de acordo com a disponibilidade dele. O cliente pode contar com assessoria nas lojas de acabamentos, nos orçamentos com fornecedores diversos, nas compras de mobiliário e também na execução da obra, ou seja, tudo é feito para facilitar e otimizar o tempo do cliente.
Depois de conhecer um pouco mais sobre a jornada de projeto de arquitetura, já pode programar uma data para iniciar esse processo e tirar os planos no papel.
2019 está logo aí e com ele várias oportunidades de realizações. Conte com a gente para ajudar!
Ficou com alguma dúvida? Envie uma mensagem AQUI.
Texto: Kelly Versiani, publicitária e colaboradora do blog Amanda Nobre.
Imagens: Designed by Freepik